46 3232.1191

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco confirmou na manhã dessa quarta-feira (5) a ocorrência do quarto caso de dengue no município. Segundo informações, trata-se de um caso importado, apesar da peculiaridade do fato.
De acordo com o médico veterinário Wilson Rogério Braun, coordenador dos trabalhos de controle da dengue na Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um estudante, na faixa etária de 20 anos, morador de Londrina, região norte do Estado, que está em Pato Branco hospedado na casa de amigos. 
Segundo Braun, como o paciente é de Londrina, o caso será computado como autóctone em Londrina e apesar de não ser morador de Pato Branco, o caso está sendo tratado no município como importado.
O jovem foi possivelmente infectado pelo mosquito Aedes aegypti em Londrina e esteve durante o período de transmissão do vírus em Pato Branco. Agora, conforme Braun, se ele foi picado por mosquitos no município, esses mosquitos podem transmitir a doença para as pessoas em um período que vai dessa sexta-feira (7) até 15 de março. 
Por isso, Braun enfatizou que é muito importante que a população de Pato Branco se previna utilizando repelente, principalmente no início da manhã e ao anoitecer, mas sobretudo pessoas que moram na região central, onde o estudante está hospedado.
Braun enfatizou que como a região central tem uma grande circulação de pessoas e ainda possui hospital, igreja, praça pública, colégios, prefeitura, bancos, postos de combustíveis, entre outros estabelecimentos comerciais de grande fluxo, a situação se torna de alerta e medidas preventivas são fundamentais. 
Ele explicou que ontem (5) ocorreu o bloqueio nas intermediações da residência onde o paciente está hospedado, para dificultar uma possível transmissão autóctone. Braun contou que o jovem apresentou sintomas da dengue e, na companhia do amigo, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde realizou exames e comprovou a doença.

Ações de prevenção nas escolas estaduais
Na tarde de ontem (5), Marcelo Oltramari, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, que atende os 15 municípios da microrregião, contou que as escolas e colégios estaduais foram orientados a fazer ações de combate a dengue nesta quarta-feira, primeiro dia de aula para os alunos da rede pública. 
Segundo Oltramari, a orientação era para que as ações ocorressem nos três turnos, focando em aulas de prevenção da doença, seguindo a cartilha disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná.

 

 




Fonte: Diário do Sudoeste
Fotos: Diário do Sudoeste



Compartilhar

Postado por: radiovoz

Sudoeste

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets